quarta-feira, 18 de março de 2015

CAMISETAS DE BANDA (Quem inventou? Quando inventou?)

Desde sempre, vemos pessoas (geralmente jovens) usando camisetas estampadas com fotos, logos e/ou nomes de bandas (geralmente de rock). As mais famosas hoje em dia são as das bandas Ramones, Guns'N Roses, AC/DC, Nirvana e Rolling Stones.

 

Mas de onde surgiu essa ideia? Quem inventou as camisetas de banda? Então, as camisetas dão um ar super atual no visual né? São bem modernas e despojadas, mas ao contrário do que elas sugerem, elas vem de uma época um tanto distante. 1913 foi quando elas foram vistas pela primeira vez, mas naquele tempo, sem estampas, em um material mais fino e brancas. Eram usadas como underwear (roupas de baixo) pelos oficiais da Marinha com a intenção de evitar o atrito entre o corpo e o uniforme.

download.jpg

Anos depois, foram adotadas pelos jogadores de futebol americano das universidades americanas com a intenção também de evitar o atrito do corpo com as shoulder pads (aquelas proteções que eles usam nos ombros). Como você já deve ter visto nestes filmes da Sessão da Tarde, quem dita as modas nessas universidades são os jogadores e as líderes de torcida. Naquela época, os alunos da universidade começaram a usar as camisetas, mas agora não mais como underwear. A universidade logo proibiu o uso destas para alunos que não estivessem no time.


Mas foi na década de 50 que as camisetas alcançaram o ápice de vendas, tudo por causa de um filme. "Um bonde chamado desejo" estrelado por Marlon Brando, onde o ator aparece usando a peça. É claro, foi questão de dias para que todos estivessem usando. 
Finalmente chegando ao Rock, adepto das camisetas, o cantor e ícone eterno Elvis Presley apareceu em um de seus shows usando uma camiseta mas desta vez estampada com sua foto. Não se sabe se a criação foi de fãs ou do próprio artista, mas a partir daí todas as bandas começaram a produzir as peças  com seus slogans, fotos, nomes e outros como forma de divulgar as bandas.


Sim, essas camisetas são bem antigas. Hoje em dia algumas pessoas usam as camisetas simplesmente por achar legal. O ponto aqui, é que a grande maioria nem sequer conhece as bandas das quais compram camisetas. Já vi muita gente usando camisetas do Nirvana (igual a da foto acima) e não conhecia nenhuma música (nem mesmo "Smells like teen spirit"). 
As peças são legais sim, mas qual o sentido de usar sem conhecer a banda? Um conselho? Se você é uma dessas pessoas, que tal ouvir pelo menos os clássicos dessas bandas? Você pode gostar!